Mat. 6:9 - Orai,portanto, assim: Pai... 31/03

O Evangelho segundo Mateus, comumente abreviado para Evangelho de Mateus, é um dos quatro evangelhos canônicos e é o primeiro livro do Novo Testamento. Este evangelho sinótico é um relato da vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré.
Regras do fórum
Antes de fazer qualquer postagem, por favor, procure sobre o tema. Se houver repetição, será apagada a postagem mais nova.
Mensagem
Autor
Walzertudes
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Mar 2017, 14:15

Mat. 6:9 - Orai,portanto, assim: Pai... 31/03

#1 Mensagem por Walzertudes » 06 Abr 2017, 21:50

Olá amigos estudiosos do NEPE, venho aqui compratilhar com vocês um pouco dos resultados dos estudos do NEPE do UNILUZ aqui de Pernambuco. Iniciamos o vesículo 9 do capítulo 6, mas neste encontro nos detemos somente nesta parte da perícope -

Orai, portanto, assim: Pai - Tradução de Haroldo Dutra Dias

Julgamos importante revisitar a subjetividade contida no hábito da oração daquela época praticada pelos judeus. E diante de discussões anterirores sobre a oração estudadas pelo grupo, sobre a perícope na qual o Rabi comenta sobre uma das três ações da piedade judaica (Mat. 6:1-8) e de conteúdos presentes nas obras - Livro Judaico dos Porquês e do Zohar - concluimos que o ato de orar havia uma conotação muita mais coletiva do que individual. As orações muitas vezes eram realizadas na presença de varias pessoas onde quase sempre era requerida a presença de uma figura importante (como um rabino). Como exemplo de uma das orações mais smples realizadas temos o cadish (kaddish) - que é um hino de louvor a Deus encontrado no serviço de oração judaico - realizada em cerimônias fúnebres onde era necessário no mínimo 13 pessoas adultas para que a oração pudesse ser realizada. Frequentemente, as orações giravam em torno de louvar a Deus , pedir pela comunidade, pedir proteção para Israel, ou seja, visando um bem coletivo.

Diante dessa subjetividade, Jesus propõe um posicionamento diferente presente em Mateus 6:5-8, no qual aconselha a oração íntima, um mergulho dentro do quarto interno do ser, do eu profundo, onde alí se conectará com Deus, rememorando seus compromissos para com Ele. Esse raciocínio se conclui neste fragmento da perícope - Orai, portanto, assim: onde o Rabi apresenta um modelo de oração que Allan Kardec na Coletânia de Preces espíritas do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, assevera como sendo -
(...)o mais perfeito modelo de concisão, verdadeira obra-prima de sublimidade na simplicidade. Com efeito, sob a mais singela forma, ela resume todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo.
.


Mais adiante nesse mesmo fragmento, identificamos duas pérolas muito preciosas para nós. A forma como está escrita a oração do Pai Nosso e especificamente a palavra Pai. Tendo em vista, que as escrituras sagradas eram escritas em hebraico, entretanto a oração do Pai Nosso, segundo alguns especialistas, está escrito em aramico que era a língua popular da época, ou seja que a maioria dominava, o que denota a sensibilidade do Mestre Jesus de prostar o modelo de oração que apresenta todos os deveres dos homens para com Deus ao alcance de todos.

A palavra -
Pai
,
que nesta períccope está escrita de uma forma muito particular. Jesus escolhe sabiamente o vocábulo Abba (אבא), em aramaico. Que tendo como partida que há dois tipos de linguagens. A linguagem racional e a linguagem emocional. A palavra abba teria uma conotação intensamente emocional. Seria como uma criança que olha para o Pai, e o chama da forma mais simples e singular que consegue pronunciar - papa, papai, painho. Indicando assim a intimidade e a proximidade que se deve orar para com Deus. Este pensamento retoma o raciocínio apregoado por Jesus nos no vesículo 6 deste mesmo capítulo - o de adentrar no quarto íntimo, e orar para esse Pai Maior.

Abraço a todos,

Victor Walzertudes

Avatar do usuário
ioannesalves
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Mar 2017, 10:13
Localização: João Pessoa-PB
Contato:

Re: Mat. 6:9 - Orai,portanto, assim: Pai... 31/03

#2 Mensagem por ioannesalves » 09 Abr 2017, 16:14

Muito bom, Victor. Aqui na FEPB também já estudamos "o pai nosso". Fizemos um estudo bem minucioso. Aprendemos muito. As sutilezas da genialidade espiritual de Jesus nos impressionou muito. Na verdade, cada estudo traz essa admiração. :)

Abraços!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante